Projeto Integrador 2017/2018. Turma 1° B Integral
ESCOLA
ESTADUAL MONSENHOR SEBASTIÃO ALVES
PROFESSOR:
JOSÉ REGINALDO MEDEIROS
DISCIPLINA:
PROJETO INTEGRADOR
SÉRIE:
1° ano B (ensino integral)
PROJETO:
Separação de misturas
JUSTIFICATIVA:
Visando uma melhor aprendizagem sobre separação de
misturas, este projeto vem aprofundar melhor o conhecimento dos alunos, pois
além de aulas teóricas vamos ver na prática como funcionam determinadas
separações de misturas, sejam elas homogêneas ou heterogêneas, possibilitando
aos discentes um melhor conhecimento do mundo que estão inseridos.
OBEJETIVO GERAL:
Ampliar o conhecimento dos discentes engajados no projeto
e fazê-los compreender que muitos dos processos de separação de misturas
homogêneas e heterogêneas são comuns e encontrados naturalmente no cotidiano.
OBJETIVOS:
*entender e
compreender como funciona o processo de peneiração;
*compreender
como a ventilação faz a separação de determinadas misturas;
*perceber que a
catação é um processo manual da separação de misturas;
* entender que a
filtração da água é considerada um tratamento de separação de mistura;
* conscientizar
que a filtração torna a água mais saudável para o consumo humano;
*mostrar como
funciona o procedimento da decantação;
*mostrar que
toda água suja e poluída, pode ser reaproveitada, separando a água do sólido;
*conscientizar
as pessoas para que elas consumam de maneira consciente e não em demasia, para
não gerar consumismo, e com isso aumentar o descarte desnecessário em lixões,
causando acúmulo e danos severos ao meio ambiente;
*entender que um
dos objetivos de separar o lixo é preservar o meio ambiente.
METODOLOGIA:
*Pesquisa sobre o tema abordado na
biblioteca escolar e internet;
*divisão dos grupos de alunos para cada
tema específico;
*visita à Companhia de abastecimento de
Água do Estado;
*visita ao lixão do município;
*confecção de filtro caseiro;
*conscientizar os alunos da escola sobre
a importância da filtração;
*conscientizar os alunos da escola sobre
a importância da separação do lixo utilizando os lixeiros adequados para o
descarte de cada material;
*exposição de tudo que foi aprendido no
período de estudo e pesquisas.
RECURSOS:
Os recursos a serem utilizados para que
o projeto seja bem sucedido são: livros, internet, garrafas pet, cartolina,
data show, peneiras, ventilador, pedras, areia, carvão, folhas de isopor,
celulares, computadores.
Comentários
Postar um comentário